Início > Blog > Infraestrutura de TI: o que é, quais as vantagens e porque as empresas devem investir?

Infraestrutura de TI: o que é, quais as vantagens e porque as empresas devem investir?

29 Agosto 2023

A tecnologia revolucionou a maneira como os negócios são conduzidos e a infraestrutura de TI ocupa um papel central nesse processo. Ela é fundamental para o funcionamento de uma empresa, desde as operações diárias até a oferta de serviços a clientes. 

Mas você sabe de fato o que é uma infraestrutura de TI e como ela pode ajudar a sua empresa? Neste conteúdo vamos responder a essas e outras dúvidas sobre o tema. Continue a leitura.

O que é Infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI é um conjunto de componentes que são necessários para a operação e gestão dos serviços empresariais de TI e seus respectivos ambientes. Ela pode ser implementada tanto em computação na nuvem quanto nas instalações da própria empresa.

Entre os principais componentes da infraestrutura de TI estão o hardware, software, elementos de rede, sistema operacional (SO) e armazenamento de dados. O hardware se refere a todos os dispositivos físicos necessários para o suporte das atividades de TI, como servidores, computadores pessoais, roteadores e switches de rede.

Já o software inclui as aplicações que a empresa utiliza, como sistemas de gerenciamento e o sistema operacional. Este último é o responsável por gerir o hardware e os recursos do sistema, além de estabelecer a conexão entre o software e os recursos físicos que realizam as tarefas.

Quando interligados, os elementos de rede permitem a comunicação e a gestão mais eficiente das operações. 

Tipos de Infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI pode ser categorizada em três tipos principais: infraestrutura tradicional, cloud computing e hiperconvergente. Abaixo separamos mais detalhes sobre elas, confira.

Infraestrutura tradicional

Na infraestrutura tradicional, os componentes habituais de hardware e software, como centros de dados, servidores, computadores de mesa e soluções de software de aplicativos empresariais são instalados localmente para uso exclusivo da empresa.

Esse tipo de base requer mais energia, espaço físico e dinheiro, o que a torna menos vantajosa do que outros tipos. No entanto, para empresas que ainda não estão prontas para adotar a nuvem, essa é ainda uma boa alternativa.

Infraestrutura cloud computing

A baseada em cloud computing, ou computação na nuvem, é uma opção mais moderna, que permite que a infraestrutura de TI seja implantada como SaaS, ou seja, um software como serviço utilizado pela empresa. 

A infraestrutura como serviço (IaaS) é um exemplo de infraestrutura baseada em cloud computing, com a qual os elementos necessários para operar e gerenciar ambientes de TI podem ser alugados de um provedor.

Ela é flexível, escalável e mais econômica em termos de custo de instalação e manutenção, além de oferecer maior mobilidade e acesso remoto. 

Infraestrutura hiperconvergente

A infraestrutura hiperconvergente agrega as soluções de armazenamento, rede e computação em uma única plataforma, unificando as operações de TI. Através de uma interface única gerenciada por software, esse modelo de infraestrutura simplifica os processos em comparação com o padrão convencional.

Além disso, essa abordagem oferece maior flexibilidade e escalabilidade, tornando a expansão dos recursos de TI mais acessível e eficaz.

A importância da infraestrutura de TI para o sucesso empresarial

A infraestrutura de TI é essencial para o funcionamento e suporte de operações de negócios modernos. Afinal, ela engloba todos os componentes necessários para garantir o processamento, armazenamento e transmissão de dados e informações de forma eficiente dentro de uma empresa.

Uma infraestrutura de TI bem projetada e implementada pode melhorar a eficiência e a produtividade, já que a tecnologia pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e otimizar processos, tornando-os mais rápidos e eficientes. 

Além disso, uma infraestrutura de TI gerenciada corretamente pode melhorar a conectividade e a acessibilidade da organização, permitindo que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar e tenham acesso aos recursos necessários para realizar suas tarefas. 

A segurança de dados também é um ponto importante. Uma infraestrutura bem projetada pode garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados. 

Por último, mas não menos importante, uma infraestrutura de TI sólida pode ser um pontapé inicial para a inovação. A tecnologia pode ser usada para desenvolver novos produtos, serviços e soluções, ajudando a organização a se manter inovadora e competitiva no mercado.

Vantagens da infraestrutura de TI para as empresas

Até aqui você pôde entender o que é a importância que a infraestrutura de TI tem para as organizações. Agora é o momento de conhecer as inúmeras vantagens que ela oferece. Confira.

Eficiência operacional

Uma infraestrutura de TI bem projetada e gerenciada permite a automação de processos, agilizando tarefas rotineiras e melhorando a eficiência geral das operações.

Aumento da produtividade 

Soluções de TI adequadas podem otimizar fluxos de trabalho, fornecer acesso rápido a informações e facilitar a colaboração entre os times, o que resulta em maior produtividade dos colaboradores.

Na Renter, por exemplo, você encontra diferentes soluções em outsourcing de TI para aumentar a produtividade e elevar os resultados da sua empresa. 

Redução de custos

Embora o investimento inicial possa ser alto, uma infraestrutura de TI eficiente pode levar a economias a longo prazo, como a redução de custos operacionais, menor necessidade de espaço físico para armazenamento e menos erros nos processos.

Maior agilidade

Uma infraestrutura flexível permite responder rapidamente a mudanças no mercado, novas oportunidades e desafios, ajustando sistemas e processos de acordo com as necessidades.

Acesso a informações e análises

A infraestrutura de TI também permite coletar, armazenar e analisar dados, o que possibilita que você tome decisões mais embasadas e a identifique tendências relevantes para o negócio.

Melhoria da comunicação

Através de ferramentas como e-mail, mensagens e videoconferências, a infraestrutura de TI facilita a comunicação entre equipes e departamentos, independentemente da localização física.

Suporte ao crescimento

Como a infraestrutura de TI pode ser escalável, ela permite acompanhar o crescimento da sua empresa, possibilitando que novos recursos e soluções sejam adicionados conforme necessário.

Inovação e competitividade

A tecnologia da informação desempenha um papel fundamental na inovação de produtos, serviços e processos. Dessa forma, acaba proporcionando às empresas uma vantagem competitiva no mercado.

Maior segurança de dados

Uma das principais vantagens da infraestrutura de TI é a segurança que ela oferece. Com as medidas adequadas e sendo bem gerenciada, ela pode garantir a proteção dos dados da sua organização, protegendo-contra ameaças cibernéticas e perdas acidentais.

Sustentabilidade ambiental

Sim, a infraestrutura de TI também contribui para levar a sustentabilidade para dentro das organizações. Isso porque a virtualização, automatização e a consolidação de servidores podem reduzir os impactos no meio ambiente, contribuindo para torná-la mais sustentável.

Vale ressaltar que, a infraestrutura de TI também requer investimentos contínuos em termos de manutenção, atualizações e segurança para garantir que todas essas vantagens mencionadas sejam realizadas de maneira eficaz.

Dicas para implementar a infraestrutura de TI na sua empresa

Gerenciar e manter uma infraestrutura de TI eficiente pode ser um desafio, e saber como enfrentar esses desafios pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. 

É importante que esses desafios sejam solucionados com medidas proativas, como investir em medidas de segurança, cumprir as regulamentações e treinar e manter uma equipe técnica qualificada. 

Tudo isso porque implementar novas tecnologias para atender às demandas da sua empresa não só exige tempo, mas também pode acarretar custos significativos, considerando as possíveis paralisações das operações durante o processo de transição. 

Mas, essas não são as únicas ações necessárias para implementar a infraestrutura na sua organização.

Neste momento você deve:

  • Antes de propor soluções, conversar com diferentes departamentos para compreender suas necessidades. Esse processo facilitará a identificação das melhorias necessárias e a conquista dos objetivos desejados.
  • Criar uma infraestrutura com escalabilidade em mente. Ao montar a infraestrutura de TI para o seu negócio, pense a longo prazo. Opte por tecnologias escaláveis que possam acompanhar o crescimento da empresa, caso haja uma expansão significativa.
  • Se já houver uma infraestrutura de TI em vigor, avalie se o modelo utilizado não está desatualizado. Às vezes, a infraestrutura existente não atende às demandas da empresa, resultando em insatisfação e expondo a organização a vulnerabilidades. Neste caso, é importante considerar a modernização da infraestrutura.

Além de tudo isso, você também deve escolher um bom fornecedor e ao escolher, dê preferência a empresas experientes e com boa reputação, como a Renter. Afinal, embora surjam novas ferramentas de tecnologia da informação diariamente no mercado, a qualidade de algumas delas pode ser questionável e você precisa garantir que está fazendo a escolha certa.

Na Renter, você encontra as melhores soluções em outsourcing de TI, que levam até a sua empresa o que há de mais moderno e inovador em equipamentos de TI para otimizar os processos, aumentar a produtividade e garantir uma excelente performance para os times.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos contribuir para sua infraestrutura de TI.