locação de equipamento
Início > Blog > Locação de equipamento corporativo de TI: os benefícios para sua empresa

Locação de equipamento corporativo de TI: os benefícios para sua empresa

04 Agosto 2023

Locação de equipamento corporativo de TI: os benefícios para sua empresa

Em dúvida se a locação de equipamento corporativo é uma opção para investir na sua empresa? Podemos adiantar que sim. Afinal, você pode ter o melhor hardware sem precisar comprá-lo.

Essa é apenas uma das vantagens da locação de TI. Com essa possibilidade você não precisa mais gastar com dispositivos de ponta que logo precisarão ser atualizados. Quer conhecer mais benefícios do outsourcing de TI? Continue a leitura.

O que é locação de equipamento corporativo de TI?

A locação de equipamento corporativo de TI é um modelo de negócio em que empresas podem alugar equipamentos de tecnologia da informação em vez de comprá-los diretamente. 

Nesse modelo, a empresa que oferece o serviço de locação, como a Renter, é responsável por fornecer os dispositivos necessários para as operações da empresa que os aluga, como a sua, por um período específico.

Esses equipamentos podem incluir computadores desktop, notebooks, servidores, tablets, workstations, dispositivos de armazenamento, entre outros. O serviço é especialmente útil para empresas que desejam evitar o alto custo de compra e preferem pagar um valor mensal ou anual mais previsível e gerenciável para contar sempre com equipamentos de última tecnologia.

Quais dispositivos podem ser alugados?

Existem diversos dispositivos que podem ser alugados para transformar o seu negócio. Abaixo você confere uma lista dos principais e suas características.

Computadores desktop

Os computadores desktop são essenciais para a maioria das operações empresariais. Eles são usados para diversas tarefas, desde atividades administrativas até desenvolvimento de projetos e acesso à internet. 

Por serem maiores, acabam sendo indicados para empresas que buscam equipamentos de alto desempenho e que não precisam ser transportados com frequência. 

Além disso, a locação de desktops permite que as empresas mantenham seus funcionários equipados com dispositivos atualizados, sem a necessidade de um alto investimento inicial. 

Notebooks

Assim como os desktops, os notebooks também são dispositivos fundamentais para uma rotina de trabalho mais produtiva. Eles são mais indicados para situações em que a mobilidade e portabilidade são indispensáveis.

Dessa forma, a locação de notebooks acaba permitindo que as empresas contem com equipamentos atualizados, modernos e que se destacam por serem mais práticos, leves e fáceis de transportar. 

Se você tiver dúvidas sobre qual o melhor modelo escolher para a sua empresa pode ler o conteúdo “O que é considerado um computador completo para empresas?” disponível em nosso blog!

Servidores

Os servidores são utilizados para hospedar aplicações, sites, e-mails e armazenar dados em rede. A locação de servidores possibilita que as empresas tenham acesso a hardware de alta performance e escalabilidade, adaptando-se às necessidades de processamento e armazenamento de dados em constante evolução.

Impressoras 

As impressoras são importantes para o ambiente de escritório, permitindo a impressão, digitalização e cópia de documentos. A locação de impressoras pode ser vantajosa para empresas que não precisam usar esses dispositivos com frequência, evitando custos de manutenção e substituição.

Tablets 

Sim, os dispositivos móveis como tablets, usados por empresas para facilitar a mobilidade e o acesso remoto a aplicativos e informações, também podem ser alugados. A locação de tablets, pode ser útil para eventos temporários, projetos específicos ou para equipes de trabalho em campo.

Projetores e telas 

Projetores e telas são ideais para apresentações, treinamentos e eventos corporativos. A locação de projetores, por exemplo, permite que as empresas ofereçam apresentações de alta qualidade sem a necessidade de adquirir esses dispositivos permanentemente.

Quais os benefícios da locação de equipamentos corporativos TI?

Essa prática de contratar uma empresa especializada em serviços e dispositivos de tecnologia para cuidar de parte ou de todas as atividades de TI de uma organização, é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios. Confira abaixo os principais!

Preservação do capital

Ao optar pela locação, a empresa não precisa fazer um grande investimento inicial para adquirir os dispositivos de TI, o que permite manter o capital disponível para outras necessidades operacionais ou estratégicas.

Atualização tecnológica

A tecnologia avança rapidamente, e equipamentos que são modernos hoje podem se tornar obsoletos em pouco tempo. Com a locação, ao final do contrato, é possível optar por opções mais atualizadas, mantendo-se sempre competitivo e preparado no mercado.

Flexibilidade

O outsourcing de TI oferece maior flexibilidade para as empresas, permitindo que elas ajustem facilmente a quantidade e o tipo de equipamentos de acordo com suas necessidades, mesmo que em constante mudança. Isso é particularmente útil em cenários de crescimento ou retração dos negócios, por exemplo.

Manutenção e suporte

Geralmente, os contratos de locação incluem serviços de manutenção e suporte técnico. Isso significa que a sua empresa não precisa se preocupar com os custos adicionais ou o tempo investido na resolução de problemas técnicos, uma vez que a empresa responsável se responsabiliza por essas questões.

Custos previsíveis

Os pagamentos deste tipo de contratação são tipicamente fixos e previsíveis. Isso irá facilitar o planejamento financeiro e orçamentário da empresa, uma vez que os custos são distribuídos ao longo do contrato.

Benefícios fiscais e contábeis

A locação de equipamentos de TI oferece vantagens fiscais e contábeis para empresas, pois os pagamentos são tratados como despesas operacionais, permitindo deduções fiscais e redução da base tributável. 

 

Além disso, preserva o capital da empresa, melhorando a liquidez e evitando a obsolescência tecnológica, já que possibilita a troca de equipamentos por modelos mais modernos ao final do contrato.

 

Com suporte técnico incluído, reduz riscos e custos de manutenção. É uma estratégia financeiramente inteligente, proporcionando flexibilidade e direcionando recursos para outras áreas essenciais do negócio. 

Solução temporária

Em muitos casos, para projetos específicos ou necessidades temporárias, a locação de equipamento pode ser mais viável do que a compra, especialmente se a utilização dos dispositivos for limitada a um período pré-determinado.

Simplificação da substituição 

Com a possibilidade de alugar, a substituição de equipamentos antigos por novos é mais simples. Assim, você sempre terá dispositivos atualizados e com alto desempenho para realizar as tarefas com maior eficiência e produtividade.

Economia de espaço

Alguns equipamentos podem ocupar muito espaço físico, e a locação permite que a empresa os utilize temporariamente sem a necessidade de investir em infraestrutura ou um grande espaço de armazenamento.

 

Para deixar os benefícios da locação de equipamentos ainda mais claros, confira o comparativo abaixo:

Como maximizar os benefícios da locação corporativa de equipamentos de TI?

Se você está decidido a aproveitar todas as vantagens do outsourcing de TI, aqui estão algumas dicas práticas para te ajudar a aumentar os benefícios dessa opção. Confira: 

  • Avalie necessidades: antes de fechar o contrato de locação, é importante avaliar as necessidades de equipamentos da empresa. Avalie o número de dispositivos, as especificações técnicas necessárias e o período de contratação ideal para evitar desperdício de recursos. Caso tenha dúvidas, pode contar com o time de atendimento da Renter, eles te ajudam a escolher o equipamento mais adequado pelo melhor custo-benefício.
  • Escolha o parceiro ideal: nesse momento, a Renter é a sua melhor escolha! Contamos com todo know-how necessário para garantir as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.
  • Negocie contratos flexíveis: busque por contratos flexíveis e que permitam ajustar a quantidade e o tipo de equipamentos ao longo do tempo. Negocie prazos adequados, opções de renovação e possíveis atualizações tecnológicas para garantir que o contrato se adapte às necessidades em constante mudança da empresa.
  • Monitoramento e manutenção: acompanhe regularmente o desempenho dos equipamentos locados. Converse com o parceiro de locação para agendar manutenções preventivas e solucionar problemas rapidamente, evitando tempo de inatividade e garantindo a eficiência operacional.
  • Planeje a substituição dos equipamentos: esteja atento ao término do contrato de locação e planeje a substituição de dispositivos obsoletos por modelos mais modernos. Isso permitirá que a sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente sem prejudicar suas operações.
  • Garanta a segurança dos dados: ao devolver os equipamentos locados, garanta que todos os dados e informações confidenciais sejam completamente apagados. Utilize métodos de remoção de dados seguros ou peça a empresa de locação que forneça certificados de destruição de dados.
  • Aproveite os benefícios fiscais e contábeis: consulte um contador ou especialista em finanças para compreender como aproveitar totalmente os benefícios fiscais e contábeis da locação de equipamentos de TI, garantindo a otimização do impacto financeiro positivo para a empresa.
  • Treinamento: certifique-se de que os colaboradores saibam utilizar corretamente os equipamentos locados e que estejam cientes das políticas de segurança da empresa. Inclusive, esses treinamentos podem melhorar a produtividade e minimizar erros operacionais.

O que considerar ao escolher um parceiro para alugar seus equipamentos?

Antes de decidir e optar pelo outsourcing de TI é importante considerar alguns fatores, principalmente no que diz respeito a empresa que prestará os dispositivos para o seu negócio. Confira abaixo quais são os principais pontos a serem considerados para obter uma parceria eficiente e confiável.

Reputação e experiência

Pesquise a reputação da empresa no mercado. Verifique há quanto tempo ela está no ramo de locação de equipamentos de TI e se possui experiência sólida no setor. Leia avaliações de clientes anteriores para ter uma ideia da qualidade do serviço prestado.

A Renter, por exemplo, está no mercado há mais de 20 anos. Atuando em todo o estado de São Paulo e região metropolitana de Belo Horizonte, com expertise em outsourcing de TI, oferecendo todo o suporte necessário para implantação de projetos, eventos, treinamentos e assessoria para que a sua empresa encontre as melhores soluções em informática. 

Portfólio de equipamentos

É importante também verificar se a empresa prestadora oferece a variedade de equipamentos de TI necessária para atender às necessidades da sua empresa. Certifique-se de que eles ofereçam os dispositivos mais atualizados e adequados para as suas demandas específicas.

Suporte e assistência técnica

O suporte técnico é essencial em qualquer operação de TI. Por isso, é importante que seu parceiro de locação ofereça suporte e assistência técnica confiáveis, garantindo que os problemas sejam resolvidos rapidamente e minimizando o tempo de inatividade.

Na Renter, todos os clientes contam com esse suporte. Inclusive, a assistência técnica está inclusa em todos os contratos, independentemente do tempo de locação. Contamos com uma equipe técnica especializada que atende, com agilidade e rapidez, chamados de todo o país.

Além disso, nosso time está sempre pronto para fornecer suporte à sua empresa, seja de forma remota ou presencial, garantido o cumprimento integral do SLA estabelecido, de acordo com suas necessidades. Dessa forma, seus colaboradores não terão problemas ou ficarão parados por conta de falhas nos equipamentos.

Flexibilidade contratual

Verifique as opções de contrato disponíveis. Um bom parceiro de locação deve oferecer contratos flexíveis que se adaptem às necessidades e ao orçamento da sua empresa. Isso inclui a possibilidade de estender ou modificar o contrato conforme necessário.

Política de atualização

Pergunte sobre a política de atualização de equipamentos ao final do contrato de locação. Isso é importante para garantir que a empresa possa optar por dispositivos mais modernos e adequados às suas necessidades no futuro.

Por fim, certifique-se de que o parceiro escolhido, como a Renter, adota medidas de segurança adequadas para proteger os dados e a privacidade da sua empresa. Com a Renter você garante tudo isso e muito mais.

Não esqueça que a locação de equipamento de TI oferece toda a flexibilidade para a sua empresa se adaptar às suas necessidades, mesmo que em constante mudança, permitindo que utilize dispositivos modernos e atualizados sem comprometer grandes investimentos iniciais. 

Quer saber mais detalhes? Faça sua cotação.