Computador completo para empresas: como escolher?
Início > Blog > O que é considerado um computador completo para empresas?

O que é considerado um computador completo para empresas?

21 Julho 2023

Utilizar um computador completo tem se tornado uma opção cada vez mais popular para empresas que buscam aumentar a eficiência e a produtividade de seus colaboradores. Mas o que exatamente é um computador completo e como ele diferencia de um equipamento comum? 

Neste conteúdo, vamos apresentar as definições, componentes e benefícios dos computadores completos, além de algumas dicas para ajudá-lo a escolher o modelo certo para sua empresa. Continue a leitura!

O que é considerado um computador completo?

O computador é um elemento essencial em qualquer empresa atualmente. No entanto, muitos ainda confundem os termos e não sabem exatamente o que é considerado um aparelho completo. 

De maneira geral, ele é uma ferramenta de TI empresarial robusta, composta por hardware avançado, como uma CPU, GPU, RAM, armazenamento de dados e outras características. 

Esses computadores são considerados inovadores, já que possuem recursos muito mais avançados do que os dispositivos comuns. Além disso, possuem um alto nível de personalização, que atende às necessidades de cada negócio. 

Principais componentes de um computador completo

A configuração mais comum de um computador completo típico inclui: um processador Intel Core i3, i5 ou i7, entre 4 GB e 32 GB de RAM, uma GPU dedicada, principalmente quando é necessário usos específicos, como para projetista e designers gráficos, ou GPU on-board quando não existe a necessidade para esses trabalhos.

Além de um armazenamento de disco rígido de alta capacidade, um SSD de inicialização rápida, várias portas USB e slots para expansão futura. 

Esses componentes, quando combinados, oferecem um desempenho único em termos de processamento de dados, além de torná-los muito difíceis de se desgastar. 

Como um computador completo se diferencia de um tradicional? 

É comum que algumas pessoas digam que não há diferença real entre um computador completo e uma máquina tradicional, o que não é verdade. 

Antes de mais nada, vale ressaltar que um computador completo pode ser tanto um desktop quanto notebook. A principal diferença é que, nesse caso, o modelo completo se torna um aparelho muito mais avançado, intuitivo e simples de usar. 

Por exemplo, um desktop comum pode rodar apenas alguns programas ao mesmo tempo, enquanto o completo pode executar softwares muito mais avançados simultaneamente. 

No caso de um notebook mais tradicional, o processamento gráfico é quase sempre insuficiente, além de ser mais pesado. Por isso, os equipamentos completos são as melhores opções as para empresas que buscam a eficiência e a produtividade. 

Quais as vantagens de utilizar um computador completo nas empresas?

Existem muitas vantagens em contar com um computador completo na rotina empresarial. Abaixo separamos quais são as principais delas. Confira!

Capacidade de executar software especializado

Uma das principais vantagens de ter um dispositivo completo na empresa é a capacidade que ele possui de executar softwares especializados. Um dos exemplos é o software de design gráfico e edição de vídeo, que exigem uma quantidade significativa de processamento. Sem um equipamento completo, esses recursos seriam insuficientes para suportar os softwares com eficiência. 

Potência de processamento

Geralmente, esses equipamentos, possuem uma capacidade de processamento maior do que dispositivos mais simples, com configurações inferiores, desatualizadas e que não acompanham o ritmo das empresas. Dessa forma, eles conseguem executar tarefas complexas e exigentes em termos de recursos, como design gráfico, modelagem 3D, análise de dados pesados ​​ou execução de máquinas virtuais.

Aumento da produtividade dos funcionários 

Com um equipamento completo e de alta performance, a produtividade dos funcionários também aumenta significativamente. Isso acontece devido à rapidez e eficiência dos processadores utilizados, que permitem que os colaboradores executem tarefas mais rapidamente, com maior qualidade e sem atrasos. 

Armazenamento

Esse tipo de computador também possui discos rígidos maiores ou espaço de armazenamento para acomodar grandes volumes de dados. Algo que é especialmente importante para empresas que lidam com grandes volumes de informações, como arquivos de clientes, bancos de dados ou mídia digital.

Conectividade

Computadores completos normalmente possuem várias portas e conectividade para suportar a conexão de vários periféricos, como monitores externos, impressoras, unidades de armazenamento adicionais e outros dispositivos essenciais para as operações comerciais.

Flexibilidade de atualização

Equipamentos completos facilitam a atualização dos componentes individuais, como placa de vídeo, memória RAM ou processador, conforme as necessidades da empresa vão evoluindo. Isso permite que as empresas consigam se adaptar a novos requisitos de software ou tecnologias emergentes sem ter que substituir todo o sistema já existente.

Melhoria na segurança de dados

É fato que os computadores completos são essenciais para garantir a segurança de dados. Afinal, apresentam firewalls sofisticados e recursos de segurança que reduzem o risco de invasões. 

Além disso, esse tipo de computador oferece mais opções para a implementação de medidas de segurança avançadas. Eles permitem a instalação de antivírus e outras soluções de segurança de nível empresarial para proteger dados e recursos críticos contra ameaças cibernéticas.

Melhor comunicação e colaboração

Com um computador completo, os fluxos de trabalho podem ser otimizados, permitindo que os colaboradores trabalhem juntos de forma fácil e colaborativa. A comunicação interna também é facilitada. 

Capacidade de multitarefa

Com mais potência e recursos, os computadores completos permitem que os funcionários executem várias tarefas simultaneamente, sem comprometer o desempenho geral. Isso melhora não só a produtividade, como já citado, mas também a eficiência em ambientes de trabalho que exigem a execução de várias aplicações ao mesmo tempo.

Longevidade

Vale destacar ainda que esse tipo de computador, é geralmente projetado para ser durável ​​e com uma expectativa de vida mais longa em comparação com dispositivos mais tradicionais, com baixo desempenho e que não suportam o ritmo de trabalho. 

O que acaba resultando em menores custos de manutenção e substituição ao longo do tempo.

Menor custo total de propriedade

Por fim, embora o custo inicial de um computador completo assim seja um pouco mais elevado, o total de propriedade é menor a longo prazo. Isso ocorre porque eles requerem menos manutenção e atualização, o que também reduz os custos operacionais em comparação com desktops e laptops comuns. 

Como escolher o computador completo ideal para a sua empresa?

Até aqui você já conseguiu entender um pouco mais sobre o que é um computador completo e quais as vantagens ele pode oferecer para as empresas. Se você deseja investir neste tipo de equipamento, é preciso considerar alguns pontos. Separamos abaixo quais são eles!

Finalidade

O primeiro ponto a se considerar é a finalidade para a qual você precisa do computador completo. Se você busca alta performance, softwares eficientes e rapidez nos processadores, opte por opções mais robustas, mas caso sua prioridade não exija essa complexidade, opte por um modelo mais simples. 

Configuração de hardware

Outra coisa importante é a configuração de hardware. Certifique-se de que o modelo escolhido possui a quantidade adequada de RAM, processadores de alta performance e armazenamento suficiente para suportar a carga de trabalho que você espera durante a rotina empresarial. 

Sistema operacional

O sistema operacional é outro fator que você deve considerar ao escolher um computador completo. A maioria dos computadores é compatível com os principais sistemas operacionais, incluindo Windows e MacOS. 

Custo-Benefício

O preço é sempre um fator importante quando se trata de negócios. Por isso, é importante analisar o valor dos investimentos e fazer uma boa comparação de custo-benefício para garantir uma boa escolha. 

Segurança

Considere também a segurança do dispositivo escolhido. Uma vez que a proteção de dados e informações sensíveis da empresa são cruciais atualmente, é importante escolher modelos que garantam essa segurança.

Lembre-se que a escolha do computador ideal é uma tarefa importante e que requer análise e pesquisa. É fundamental que os recursos atendam às suas necessidades de negócios, além de oferecer a capacidade de executar softwares de sistema para garantir a produtividade. 

Os melhores modelos de computadores completos para empresas

Atualmente, existem muitos modelos que podem ser considerados boas opções de computadores completos para empresas. Mas, neste caso, existem aqueles que se destacam ainda mais como opção corporativa como o Core i5 com 8 GB ou 16 GB de memória, SSD de 240 GB e GPU On-board.

 

Quando o uso for para um nível de diretoria ou para departamentos de projetos, por exemplo, os mais indicados são aqueles como Core i7 e Core i9, com 32 GB de memória, SSD de 1 TB e GPU dedicada.

Lembrando que essas informações consideram apenas os modelos em desktop e que, para o computador ficar totalmente completo, será preciso incluir alguns periféricos como teclado, mouse e monitor. 

Vale destacar ainda que, no caso do monitor, para uso corporativo são indicados monitores com tela de 18,5” e para uso em projetos específicos ou diretorias são indicadas telas de 23,5” até 28,5”.

Equipamentos das marcas Dell, HP e Lenovo, por exemplo, podem servir bem com essas configurações. Na Renter, é possível encontrar equipamentos com todas essas características e diferentes funcionalidades para atender às necessidades de várias áreas empresariais. 

Melhore a eficiência do seu negócio com um computador completo

Como você pôde ver até aqui, um computador completo é um sistema que inclui todos os componentes necessários para a sua operação e rotina empresarial, incluindo monitor, teclado, mouse e outros acessórios.

Para empresas, os benefícios incluem maior produtividade, melhor segurança de dados e colaboração aprimorada, além de alta performance e produtividade. Ao escolher o computador completo certo, é importante avaliar fatores como finalidade, configuração de hardware, sistema operacional e custo-benefício. 

E, com tantas opções disponíveis no mercado, é essencial fazer a escolha certa para o crescimento e sucesso da sua empresa. Neste momento, conte com a Renter!

Somos uma empresa especializada em locação corporativa de equipamentos de informática, como os computadores completos, sempre oferecendo suporte para que cada cliente encontre o que precisa e quando precisa. 

Ao optar pela locação corporativa de TI com a Renter, empresas de todos os tamanhos conseguem reduzir os custos com suporte técnico, enquanto se mantém sempre atualizada no mercado. 

Nossos produtos possuem processadores Intel®, sendo altamente confiáveis e com alta qualidade. Além disso, a Renter está sempre preparada para atender diversas demandas, sejam elas grandes ou pequenas, com licença da Microsoft e apoio logístico para entregas padrões e urgentes, em todo o Brasil.  

Estamos presentes desde o momento da entrega até a retirada, minimizando chamados técnicos e garantindo maior tranquilidade para sua empresa.

Simplifique suas operações comerciais com um computador completo e projetado especificamente para a sua empresa. Fale conosco e saiba mais!