Outsourcing de TI: o que é, quais as vantagens e por que investir neste serviço?
Início > Blog > Outsourcing de TI: o que é, quais as vantagens e por que investir neste serviço?

Outsourcing de TI: o que é, quais as vantagens e por que investir neste serviço?

12 Setembro 2023

O outsourcing de TI é a solução ideal para as empresas que estão cansadas de lidar com todos os desafios e custos que envolvem a gestão de TI. Por esse motivo, essa prática de terceirização está se tornando cada vez mais comum no Brasil.

Isso porque ela oferece diversas vantagens bem significativas para as empresas. Para te ajudar a entender melhor o que é essa prática, como ela funciona, as vantagens e porque vale a pena investir, preparamos este conteúdo. 

Acompanhe a leitura para descobrir tudo sobre o outsourcing de TI.

O que é outsourcing de TI?

O outsourcing de TI, também conhecido como terceirização de TI ou leasing de TI, é a prática de delegar atividades, processos, projetos ou até mesmo funções inteiras de tecnologia da informação a empresas especializadas. 

Nesse modelo, as empresas contratantes transferem a responsabilidade pelo planejamento, implementação, gerenciamento e manutenção de suas operações de TI para empresas terceirizadas.

Ele pode ser utilizado em uma ampla gama de serviços, desde suporte técnico e desenvolvimento de software até gerenciamento de redes, locação de hardware e equipamentos como workstations.

Na prática, esse tipo de serviço permite que as organizações se concentrem em suas principais atividades e competências enquanto confiam a tarefa de lidar com tecnologia, infraestrutura e serviços relacionados a parceiros especializados. 

Quais os tipos de outsourcing de TI?

O outsourcing de TI pode ser categorizado em diferentes tipos com base na natureza dos serviços terceirizados e nos objetivos da sua empresa. Abaixo separamos quais são os principais tipos de contratação deste serviço. Confira:

Outsourcing de equipamentos de TI

O outsourcing de equipamentos de TI é uma prática em que uma empresa aluga ou terceiriza os equipamentos de tecnologia da informação necessários para suas operações em vez de comprá-los diretamente. 

Neste caso, é possível locar computadores completos, servidores, tablets, notebooks, dispositivos de rede, impressoras, equipamentos de armazenamento e outros ativos de hardware.

Outsourcing de desenvolvimento de software

Nesse tipo, as empresas terceirizam o desenvolvimento de software, seja para criar aplicativos personalizados, soluções empresariais ou sistemas específicos. Por isso, geralmente essa contratação envolve a programação, design, teste e implementação de software.

Outsourcing de suporte técnico

Também é possível terceirizar o suporte técnico para lidar com questões de hardware e software enfrentadas pelos usuários internos ou clientes. Neste caso, o serviço pode incluir o suporte por telefone, e-mail, chat e até mesmo a manutenção de sistemas de helpdesk.

Outsourcing de infraestrutura de TI

Muitas vezes as empresas podem ter dificuldades para administrar a hospedagem, o gerenciamento de servidores e o monitoramento de rede. Nesse caso, elas terceirizam a gestão e manutenção de sua infraestrutura de TI, como servidores, redes, armazenamento e data centers. 

Outsourcing de segurança cibernética

Com a crescente importância da segurança cibernética, as organizações buscam novas formas de garantir a proteção de seus sistemas e dados contra ameaças. Assim, podem terceirizar a implementação de medidas de segurança, monitoramento de ameaças e resposta a incidentes de segurança.

Outsourcing de processos de negócios (BPO de TI)

Além dos serviços tradicionais de TI, empresas também podem terceirizar processos de negócios relacionados à tecnologia de informação, como gestão de recursos humanos, folha de pagamento, contabilidade e atendimento ao cliente.

Outsourcing de testes de software (Testes QA/QC)

Esse tipo envolve a terceirização da fase de testes de software, onde especialistas terceirizados realizam testes de qualidade e controle de qualidade para garantir que o software atenda aos padrões desejados.

Outsourcing de desenvolvimento web

Apesar de não parecer, esse também é um tipo de outsourcing. Para projetos de desenvolvimento web, é possível contratar empresas especializadas para criar e manter os sites e plataformas online em pleno funcionamento.

O mesmo vale para o outsourcing de arquitetura de sistemas. Empresas podem terceirizar o projeto e a implementação de arquiteturas de sistemas complexos para garantir uma infraestrutura robusta e escalável.

Outsourcing de gerenciamento de projetos de TI

Outro tipo que vale a pena ser destacado é o gerenciamento de projetos de TI. Nesse caso, algumas empresas terceirizam o serviço, permitindo que especialistas externos supervisionem o planejamento, execução e entrega bem-sucedida de iniciativas de tecnologia da informação.

Outsourcing de análise de dados e Business Intelligence

Por fim, o outsourcing de TI também pode ser utilizado para contratar especialistas para processar e analisar dados e o BI, proporcionando insights valiosos para tomada de decisões estratégicas.

É importante destacar que esses são apenas alguns exemplos dos tipos de outsourcing de TI que podem ser contratados. O ideal é que cada empresa avalie suas necessidades específicas e objetivos estratégicos ao decidir quais serviços de TI terceirizar.

10 vantagens do outsourcing de TI para as empresas

O outsourcing de TI oferece várias vantagens para as empresas, especialmente quando implementado de maneira estratégica e bem planejada. Confira abaixo quais são as 10 principais vantagens desta terceirização.

1. Redução de custos operacionais

Uma das vantagens mais evidentes do outsourcing de TI é a economia de custos. Ao terceirizar, as empresas podem não só evitar os gastos associados à contratação, treinamento e manutenção de uma equipe interna de TI, mas também com impostos. 

Isso porque os pagamentos deste tipo de serviço são tratados como despesas operacionais e, com isso, é possível fazer deduções fiscais e reduzir a base de custos tributários. 

Além disso, os custos de infraestrutura e tecnologia também podem ser reduzidos, pois os provedores externos geralmente já possuem a infraestrutura necessária.

2. Acesso a expertise especializada

Empresas de outsourcing de TI, como a Renter, geralmente contam com profissionais altamente qualificados em diversas áreas de tecnologia. Isso permite que as empresas tenham acesso imediato a conhecimentos e habilidades especializadas, que podem ser difíceis de adquirir internamente.

3. Foco no Core Business

Terceirizar atividades de TI permite que as empresas se concentrem em suas competências e atividades principais. Dessa forma, elas acabam utilizando os recursos de forma mais eficiente e desenvolvendo maior capacidade de inovação em áreas-chave.

4. Flexibilidade e escalabilidade

O outsourcing de TI oferece flexibilidade para dimensionar recursos de acordo com as necessidades do projeto ou da empresa. Essa vantagem se torna algo especialmente vantajoso para aquelas empresas que enfrentam flutuações sazonais ou demandas imprevisíveis.

5. Economia de tempo

Terceirizar tarefas de TI otimiza o tempo da equipe interna para se concentrar em projetos estratégicos e atividades que agregam valor ao negócio e, consequentemente, resulta em maior eficiência operacional.

6. Acesso a tecnologias avançadas

Provedores de outsourcing muitas vezes têm acesso a tecnologias e ferramentas de ponta que podem ser caras ou complicadas de implementar internamente sem suporte. Assim, é possível manter a empresa sempre atualizada com as últimas tendências tecnológicas.

7. Redução de riscos

É comum que muitos provedores de outsourcing sejam especializados em segurança cibernética e estejam atualizados com as ameaças mais recentes. Com isso, fica mais fácil reduzir os riscos de segurança e proteger os dados da empresa.

8. Melhoria na qualidade dos serviços

Empresas de outsourcing de TI frequentemente têm processos bem definidos e padrões de qualidade rigorosos, o que acaba resultando em uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos processos internos.

9. Aceleração do tempo de lançamento no mercado

Uma das vantagens mais notáveis do outsourcing de TI é que terceirizar projetos de desenvolvimento de software ou outras iniciativas de TI pode acelerar o tempo de lançamento no mercado, permitindo que as empresas se beneficiem mais rapidamente das oportunidades.

10. Maior conformidade com regulamentos

Especialmente no caso de outsourcing de segurança cibernética, os provedores têm experiência em conformidade com regulamentos e padrões do setor, o que se torna bem vantajoso já que pode ajudar as empresas a cumprirem os requisitos legais.

No entanto, é importante lembrar que o sucesso do outsourcing de TI depende da seleção cuidadosa de parceiros, da definição clara de expectativas e metas, bem como da gestão eficaz do relacionamento com os fornecedores externos.

Por que investir no outsourcing de equipamentos de TI?

O outsourcing de equipamentos de TI, também conhecido como leasing de equipamentos de TI, como citamos, acontece quando uma empresa aluga ou terceiriza os equipamentos que serão utilizados em suas atividades.

Essa pode ser uma alternativa valiosa para empresas que desejam manter suas operações tecnológicas eficientes e atualizadas sem comprometer grandes quantias de capital. Entre as principais razões para investir nesta opção com a Renter estão:

  • Custos reduzidos: em vez de gastar parte do fluxo de caixa na compra de equipamentos, as empresas podem optar pelo leasing para manter os custos iniciais mais baixos.
  • Atualização tecnológica: com os ciclos de atualização de tecnologia ocorrendo frequentemente, o outsourcing de equipamentos permite que as empresas atualizem seus dispositivos com mais facilidade, se mantendo sempre atualizadas com as últimas inovações.
  • Manutenção e suporte: os contratos de leasing na Renter incluem serviços de manutenção e suporte técnico, o que ajuda a manter os equipamentos em pleno funcionamento para não atrapalhar a rotina empresarial.
  • Escalabilidade: à medida que a necessidade da sua empresa cresce, é possível ajustar os termos do leasing com a Renter para adicionar ou reduzir a quantidade de equipamentos conforme necessário e, assim, elevar seus processos.
  • Gestão simplificada: o outsourcing de equipamentos de TI pode simplificar a gestão dos seus ativos, uma vez que a responsabilidade pela manutenção, atualização e substituição de equipamentos muitas vezes é transferida para a Renter.
  • Previsibilidade de custos: com os pagamentos mensais previsíveis do leasing é possível que a sua empresa consiga gerenciar melhor o orçamento e focar em ações mais estratégicas para o crescimento.

Quando escolher o serviço de outsourcing de TI?

A decisão de escolher o serviço de outsourcing de TI deve ser tomada com base nas necessidades, objetivos e circunstâncias específicas da empresa. Confira abaixo alguns cenários em que o leasing de TI pode ser uma escolha vantajosa:

  • Demanda de conhecimento especializado ou recursos internos adequados para lidar com as atividades de tecnologia da informação.
  • Busca por redução dos custos operacionais.
  • Necessidade de agilidade para se adaptar às alterações no mercado ou às evoluções das próprias exigências empresariais.
  • Desejo de aproveitar a competência de provedores de TI que possuam habilidades especializadas em tecnologias específicas.
  • Possui desafios na gestão da equipe interna de TI, como elevadas taxas de rotatividade, deficiência de engajamento ou produtividade reduzida.

Lembre-se que a escolha de adotar o outsourcing de TI deve ser baseada em uma análise cuidadosa dos prós e contras, considerando as necessidades da empresa, a viabilidade financeira e os objetivos estratégicos. 

É importante também considerar a seleção de um parceiro de outsourcing confiável, que atenda às suas necessidades e esteja alinhado com a cultura e os valores da empresa.

Conte com as soluções de outsourcing de equipamentos de TI da Renter

O outsourcing de equipamentos de TI pode ser uma opção valiosa para empresas que desejam manter suas operações de maneira eficiente e sempre atualizadas sem comprometer o orçamento.

Ao contratar uma empresa de outsourcing de TI, como a Renter, você terá acesso a profissionais altamente capacitados e especializados que vão te ajudar a encontrar a melhor opção em equipamentos para o seu negócio. 

Entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções que vão contribuir para elevar o desempenho e produtividade da sua empresa.