Início > Blog > PCs e notebooks em 2019 serão marcados pela reinvenção constante

PCs e notebooks em 2019 serão marcados pela reinvenção constante

12 Dezembro 2018

Há alguns anos, quando os tablets ganharam espaço, muita gente acreditou que seria o fim da linha para os PCs. Desde então, o cenário mudou – inclusive com a retomada do crescimento nas vendas de desktops e notebooks este ano. O fato é que a indústria de computadores pessoais precisou mudar e se adaptar, agregando novos atrativos e recursos aos seus produtos. As ações de reinvenção ajudaram a manter o mercado aquecido em 2018.

De acordo com o IDC, por exemplo, o mercado de computadores pessoais no Brasil deve fechar o ano com um crescimento de 5%, impulsionado pelas trocas de parques corporativos e pela expansão de nichos em evidência, como o cenário gamer. Mas o que podemos esperar para 2019?

A perspectiva para PCs e Notebooks mostra desafios, mas oferece também excelentes possibilidades. As transformações trazidas pela Era Digital continuarão a ocorrer e a mudar a forma como os usuários consomem tecnologia. Hoje, os clientes se relacionam com várias telas ao mesmo tempo e cada dispositivo tem assumido o seu próprio papel.

Mobilidade é chave

Segundo pesquisas do Gartner, por exemplo, 40% das pessoas usam computadores para atividades diárias como ler, escrever e-mails e assistir a vídeos, enquanto 34% utilizam seus smartphones por comodidade, enquanto se locomovem.

Os fabricantes de PCs e Notebooks precisam entender esse contexto e seguir suas jornadas rumo à renovação contínua de seus produtos, agregando ferramentas e recursos para satisfazer as necessidades dos consumidores. Isso significa que as companhias têm como desafio acompanhar as novas tendências do mercado de tecnologia, entender as demandas específicas e valorizar o que é importante para seus usuários.

Existe uma participação crescente de dispositivos que agreguem praticidade, mobilidade e performance à rotina dos clientes. É por esse motivo que os Notebooks estão cada vez mais finos e leves, com recursos multiplataformas embarcados e baterias de maior duração. Além disso, os dispositivos avançaram em capacidade de memória RAM e disco rígido, sistemas de segurança com biometria e criptografia de dados, entre outros.

Nuvem e IoT

Essas melhorias são essenciais e irão marcar a tônica do que veremos no futuro. Com estudos, análises e desenvolvimento de produtos direcionados às necessidades dos clientes, os fabricantes podem gerar real valor ao público e tornar os equipamentos mais atrativos. Afinal de contas, os consumidores estão mais do que nunca em busca de soluções modernas, com serviços e recursos que ajudem a aprimorar suas experiências de trabalho ou lazer.

Outro ponto a ser considerado é a Transformação Digital, com os efeitos provocados por conceitos como a Nuvem e a Internet das Coisas (IoT), que têm conectado objetos e pessoas no mundo digital. As previsões indicam que até 2021 haverá 25 bilhões de dispositivos conectados e, por isso, garantir a eficiência e a segurança em torno dessa tecnologia está entre as maiores preocupações técnicas para as organizações. A expectativa é que a combinação de hardware e software possibilitem a criação de ambientes de IoT mais confiáveis e seguros.

Atualmente, já é possível usar aplicativos para o acesso e o controle remoto de diversos dispositivos, reforçando as possibilidades de integração multitela para os clientes. Essa realidade permite que os usuários ganhem com a combinação entre a praticidade de dispositivos móveis e a segurança e a robustez dos PCs – e a indústria precisa estar pronta para ser capaz de suportar esses movimentos de integração e conexão constante.

Com um mercado maduro em termos de volume e capacidade, apostar em atualização de equipamentos e apresentar produtos que apresentem mais robustez, qualidade, segurança e praticidade pode ser a grande chave para impulsionar as vendas e garantir bons negócios.

A verdadeira inovação está em perceber as mudanças de comportamento do consumidor e os efeitos dessas transformações no mercado. Essa questão há tempos tem sido trabalhada pelos fornecedores e ganhará ainda mais destaque em 2019, com a ascensão de tecnologias móveis, Inteligência Artificial e de conexão. Responder a esses avanços com soluções inovadoras é o que determinará o sucesso de novos computadores pessoais. Estamos em uma trajetória de contínua reinvenção e 2019 promete ser um importante ano para traçarmos os nos rumos desse caminho a ser seguido.

Fonte: https://pcworld.com.br/pcs-e-notebooks-em-2019-serao-marcados-pela-reinvencao-constante/